Dando continuidade aos diálogos provocados pelo I Ciclo de Debates Serviço Social e Desastres, o Conselho Regional de Serviço Social 10ª Região (CRESS-RS) realiza mais uma transmissão ao vivo, com o tema “Saúde Mental no contexto de crise socioambiental e humanitária”. Será no dia 03/07, quarta-feira, às 19h, pelo canal do Youtube do CRESS-RS (acesse aqui).
As convidadas serão Gisele Selistre Ramon, assistente social da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC e doutoranda em Serviço Social pela PUCRS e Rachel Gouveia Passos, assistente social, pesquisadora, professora e escritora e pós-doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP.
O tema debate Saúde Mental no contexto de crise socioambiental e humanitária: como os recortes de raça, gênero e classe impactam as diferentes populações acometidas pela mesma catástrofe. As convidadas buscam abordar a atuação de assistentes sociais e a luta antimanicomial nos processos diários de trabalho: o trabalho da categoria com usuários de álcool e outras drogas e/ou cidadãos com transtornos mentais no contexto de catástrofe, desalojamentos forçados, precarização das relações de trabalho e voluntarismo. A viabilização do acesso às políticas públicas de saúde mental na prática.
Serão buscadas estratégias de fortalecimento da categoria profissional diante de emergências e desastres e das perdas sociais e pessoais.
Currículos das convidadas:
Gisele Selistre Ramon
Graduada em Serviço Social pela PUCRS (2011). Mestre em Serviço Social pelo PPGSS da PUCRS (2013). Especialista em Gestão de Saúde pelo Centro Universitário SENAC (2020). Doutoranda em Serviço Social pela PPGSS da PUCRS (2021- atualmente) com o projeto de pesquisa intitulado “As faces perversas da (des)proteção social e sua interface com a saúde mental”. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Saúde e Intersetorialidade – NETSI. Pesquisa sobre os temas proteção social, saúde mental, assistência social, intersetorialidade e População em Situação de Rua. Desde 2013 trabalha como assistente social na Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC.
Rachel Gouveia Passos
Assistente social, pesquisadora, professora e escritora. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Coimbra/ Portugal; Pós-doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e Pós-doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos. Esteve como Assessora técnica especializada no Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, no período de 2023 a 2024. Autora dos livros Trabalho, Gênero e Saúde Mental: contribuições para a profissionalização do cuidado feminino, publicado pela Editora Cortez, em 2018 e Na mira do fuzil: a saúde mental das mulheres negras em questão, publicado pela Editora Hucitec, em 2023 e organizadora da coletânea Racismo, subjetividade e saúde mental – O pioneirismo negro, pela mesma editora em 2021. Colaborou com matérias na Revista Quatro Cinco Um e no Le Monde Diplomatique Brasil em 2022, e no Jornal Extra, em 2021.
Descrição da imagem: card amarelo em texto apresenta as informações da live como data, horas, tema, local e as convidadas, com fotografia de cada uma delas. Gisele é mulher, branca, usa óculos. Rachel é mulher, negra, usa roupa amarela e colar.
(51) 3224-2317
(51) 3228-0624
(51) 3025-5756