Registros (51) 3224-2317 | Financeiro (51) 3224-3935 | Fiscalização (51) 3225-3618
           Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.

Construção Social da demanda de trabalho do Serviço Social na Atenção Básica é tema de projeto de pesquisa

22/07/15 às 00:00

No primeiro ponto da pauta, foi informada a participação do CRESSRS na Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu de 10 a 12 de julho, em Porto Alegre. O presidente do CRESS e conselheiro no Conselho Municipal de Saúde (CMS), Alberto Terres, relatou que o Fórum em Defesa do SUS iria apresentar uma moção aprovada na Plenária do CMS contra a criminalização dos movimentos sociais e do controle social. Também seria divulgada a moção da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.

 

Ainda nos informes, foi divulgada a presença de representantes do CRESSRS no Encontro Descentralizado da Região Sul, Comunicasul, Seminário das COFIs e Encontro Regional de Serviço Social, Regiões Fronteiriças e Fluxos Migratórios, de 16 a 18 de julho, em Curitiba, e na Conferência Municipal da Assistência Social, dias 14 e 15 de julho, na PUC/RS. Por fim, foi salientada a importância dos assistentes sociais se inserirem no debate do Plano Municipal de Atenção ao Idoso.

 

Integrante do GT SS na Saúde, a assistente social Laís de Freitas Oliveira apresentou seu projeto de pesquisa "Construção Social da demanda de trabalho do Serviço Social na Atenção Básica". O Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso foi apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Aperfeiçoamento Especializado da Residência Integrada em Saúde Coletiva, Ênfase em Atenção Básica, da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul. A orientadora é a Dra. Clarete Teresinha Nespolo de David e o co-orientador o Ms. José Fernando Kronbauer.

 

Segundo Laís, a pesquisa irá tratar de um estudo de caso da Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro – Distrito Partenon, na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre/RS. “O objetivo central é analisar a percepção dos trabalhadores sobre as demandas ao trabalho do Assistente Social na Atenção Básica em Saúde Coletiva”, explicou.

 

Conforme a síntese do projeto, a partir da mudança de modelo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as Estratégias Saúde da Família (ESF), o trabalhador Assistente Social desloca-se da atividade de assistência em saúde para a atividade de matriciamento e apoio as ESF junto aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O lugar desta área de conhecimento na Atenção Básica em Saúde Coletiva é objeto de Estudo da gestão e da categoria. Esse estudo se dará via triangulação de métodos, por meio de levantamento de literatura, observação participante, levantamento de demandas atendidas e entrevistas com os trabalhadores de saúde da USF São Pedro. O propósito deste é contribuir para a reflexão acerca do tema no âmbito da Residência Integrada em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública e junto ao Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 10ª Região.

 

Ainda segundo Laís, a sua participação no GT SS na Saúde tem contribuído muito para a sua pesquisa e o enriquecimento do seus conhecimentos.

 

Na próxima reunião, dia 14 de agosto, das 14h às 16h, o GT SS na Saúde começará a elaborar o Seminário Estadual PET e Residência, que deverá acontecer neste segundo semestre. Os encontros são abertos a todos os interessados na sede do CRESSRS. 

canais de atendimento
nossos principais contatos
  • porto alegre

    (51) 3224-2317

  • caxias do sul

    (51) 3228-0624

  • pelotas

    (51) 3025-5756