O presidente do CRESSRS e coordenador do GT, Alberto Terres, iniciou o encontro informando o encaminhamento da decisão do grupo de enviar email em nome do CRESSRS para a coordenação do Conselho Municipal de Saúde sobre a criação da Casa de Cuidados Transitórios que consta no Plano Municipal de Saúde. O mesmo foi enviado no dia 13 de outubro e até o momento não houve retorno. O GT decidiu então solicitar uma reunião diretamente para a Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual.
Terres também apresentou o Planejamento para 2015, aprovado na Assembleia Geral do CRESSRS. Para o GT Saúde estão previstas as reuniões mensais e dois eventos de âmbito estadual. Em maio, será realizado o Seminário Estadual “Assistente Social na Atenção Básica de Saúde”, junto com o Encontro Gaúcho da categoria. Já no segundo semestre, em parceria com a Comissão de Formação, haverá um seminário sobre PET Saúde e Residência, com o indicativo de realização em outubro. Além disso, estão previstas Rodas de Conversa sobre Atenção Básica e Saúde Mental, e uma campanha de incentivo para os NUCRESS debaterem estes temas, em preparação ao seminário estadual. Na próxima reunião mensal será constituída uma comissão para organizar o seminário.
Por fim, a assistente social Melina Toledo, integrante do GT Saúde e servidora do Pronto Atendimento da Bom Jesus, relatou a sua participação na Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS Política de Saúde e Serviço Social, em Brasília (DF), nos dias 30 e 31 de outubro.
O encontro debateu temas como atuação profissional, privatização, além da inserção da profissão nas conferências nacionais e do serviço social nas residências. Segundo Melina, as grandes pautas foram a participação na Frente Nacional de Privatização da Saúde, o quanto é papel dos assistentes sociais se envolver com a defesa do SUS, e os avanços conquistados em alguns estados, como no Rio de Janeiro. Além disse, o decreto presidencial a respeito da participação social nos conselhos também foi bastante debatido. Um dos encaminhamentos foi fomentar o debate do decreto com a categoria.
Confira matéria completa sobre a plenária.
(51) 3224-2317
(51) 3228-0624
(51) 3025-5756