Luta e resistência marcam o 25/7 – Dia de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra Latina-americana e Caribenha
.
O Dia 25 de Julho tem um importante significado político: marca a luta e resistência das mulheres pretas pela libertação e a construção de outra forma de sociabilidade. Tereza de Benguela viveu no século XVIII, foi uma líder quilombola, que comandou o Quilombo Quariterê (MT) por 20 anos, após a morte de seu companheiro.
.
Rainha Tereza como também era conhecida, foi uma grande estrategista, liderança e combatente. Durante seu reinado o Quilombo se desenvolveu, resistindo aos ataques dos colonizadores, até ser capturada e acabar não resistindo, sendo o motivo de sua morte indeterminada até hoje.
.
Nesta data tão importante para as mulheres trabalhadoras pretas, somos convocadas e inspiradas por aquelas que nos antecederam e as que estão ombro a ombro nas trincheiras da luta pela libertação das/os oprimidas/os. É importante destacar, que isso só será possível através da luta antirracista, classista e anticapitalista, em que poderemos arrancar nossas necessidades, de quem lucra com nossa exploração e opressão!
.
O compromisso do Serviço Social com a Luta Antirracista, pautado no Projeto Ético-Político Profissional, convoca todas/os trabalhadoras/es assistentes sociais a terem um papel ativo e práticas coerentes com o antirracismo que representa as necessidades e interesses das/os trabalhadoras/es pretas/os.
.
Nesse sentido, convidamos para se somar conosco na luta antirracista, classista e anticapitalista! Na próxima terça-feira, dia 27/07, às 19h no perfil do Facebook do CRESSRS será transmitida a live: “25/07 – Dia Internacional da Mulher Negra Latina-americana e Caribenha e Lançamento do Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista”.
(51) 3224-2317
(51) 3228-0624
(51) 3025-5756