Registros (51) 3224-2317 | Financeiro (51) 3224-3935 | Fiscalização (51) 3225-3618
           Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.

17º EGAS será adiado devido ao maior desastre ambiental do RS

13/05/24 às 00:00

O Conselho Regional do Serviço Social 10ª Região (CRESS-RS) informa que a Comissão Organizadora do 17º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS), que estava previsto para acontecer, neste mês, nos dias 24 e 25 de maio, em Canoas (RS), deliberou por adiar o evento devido a catástrofe ambiental que vive o estado do Rio Grande do Sul (RS). As inscrições foram encerradas no dia de hoje (10/05) e as inscritas e inscritos receberão um e-mail comunicando a validação das suas inscrições. 

Dentro desta, que foi a maior tragédia climática da história do RS, a cidade sede do evento vive um cenário desesperador, com 60% do seu território alagado. Em dois terços da cidade, a destruição foi praticamente total. São cerca de 80 mil casas atingidas. Para se dimensionar o tamanho da catástrofe, de acordo com dados divulgados pela Defesa Civil do RS, foram 428 municípios afetados pelas fortes chuvas. Até o momento, foram confirmados 107 óbitos, 136 desaparecidos, 374 feridos, 165.112 desalojados e 67.563 pessoas abrigadas.

 

Em respeito ao delicado momento, que exigirá esforços das autoridades e da sociedade civil, a Comissão Organizadora do EGAS e o CRESS-RS acreditam que não há como realizar um evento do porte do EGAS, que reúne centenas de assistentes sociais e outras/os profissionais e estudantes do Rio Grande do Sul. 

 

Além de não haver previsão da liberação das estradas para a locomoção da categoria do interior até a Região Metropolitana de Porto Alegre, o desastre climático também afeta significativamente questões de acessibilidade, tornando ainda mais crucial o compromisso em garantir que o 17º EGAS seja um espaço inclusivo e acessível para todas as pessoas envolvidas. Aos desafios adicionais que essa situação apresenta serão empenhados esforços em encontrar soluções para garantir a participação de todas e todos.

 

O momento exige a reflexão da gravidade desta crise climática, reflexo do modo de produção capitalista, que vem super explorando os bens comuns da natureza, aniquilando a biodiversidade e provocando intenso sofrimento e ameaça à vida da população. Esse contexto mobiliza assistentes sociais a trabalharem no enfrentamento dos danos e no apoio às vítimas e refugiados climáticos. Temos certeza de que, ainda neste ano, será possível a realização da edição do 17º EGAS, com uma temática fundamental para a categoria: “a nossa liberdade é anticapacitista!”.

 
Descrição da imagem: no topo, o texto 17º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS). Abaixo, as fotos das assistentes sociais: Eliane, mulher de pele negra, cabelo preso, segura um tablet e tem uma bengala; Suzane, mulher negra de cabelos crespos, sentada em uma cadeira, com o Código de Ética nas mãos e muletas apoiadas; e Fernanda, mulher de pele clara e óculos, cabelos ondulados, ergue o punho esquerdo e tem um crachá com o cordão de girassol e é autista. Abaixo, uma ilustração que traz o símbolo universal de acessibilidade, uma pessoa sinalizando em libras, a árvore do Código de Ética da categoria, outra pessoa de muletas e um punho erguido. Do lado direito delas, o texto: nossa liberdade é anticapacitista. Logo abaixo, em texto evento adiado! Nas laterais, textos explicativos e as logos do CRESSRS. 
canais de atendimento
nossos principais contatos
  • porto alegre

    (51) 3224-2317

  • caxias do sul

    (51) 3228-0624

  • pelotas

    (51) 3025-5756